NOVIDADES

18

out.

Animais no Condomínio: Como conviver em Harmonia

Convenção pode impor regras, mas o bom senso é fundamental para a convivência.

Fofinhos, inteligentes e companheiros, os animais domésticos podem ser considerados verdadeiros membros da família por alguns donos. Os benefícios dos pets à saúde das pessoas vão desde a melhora na imunidade de crianças e adultos à redução dos níveis de estresse, ou seja, as vantagens psicológicas, físicas e sociais na relação entre os homens e os animais são cada vez mais conhecidas. Mas, para os proprietários de animais que moram em condomínios tais benefícios pessoais precisam ser conciliados com a convivência entre os moradores. A lei não permite proibir a permanência de animais nos condomínios. Porém, aqueles que possuem os seus bichinhos de estimação devem ter responsabilidade e bom senso para não ultrapassar os limites dos outros condôminos ou desrespeitar o regulamento interno. 

A convivência harmoniosa nos condomínios é conquistada dia a dia. Muitos são os fatores que influenciam nessa questão e uma delas é a criação de animais de estimação. Enquanto dentro do seu apartamento o condômino rege à sua maneira, nas áreas comuns a convivência é determinada por regras regulamentadas pelas convenções. Mas como resolver essa questão?

 “Existem as convenções que preveem que é permitido apenas os animais de pequeno porte, mas já há jurisprudência em relação a esses casos e dentro das suas unidades não cabe ao condomínio intervir”.  O condomínio deve seguir as regras decididas por 2/3 dos condôminos em Assembleia. “Regras como não utilizar o elevador, carregar os animais no colo, ou determinar áreas específicas estão dentro da lei, por isso a dica é usar o bom senso.

Mesmo dentro do apartamento, os moradores devem seguir as regras da convenção. O condomínio pode determinar em assembleia as regras a serem seguidas por moradores que têm pets como: respeitar a hora do silêncio, exigir atestado de vacinação, respeitar as regras de uso das áreas comuns e cuidados com as necessidades fisiológicas. Outra dica é determinar uma área do comum para uso dos animais de estimação.

“ A Solução Gestão em Condomínios traz esse assunto para que possamos refletir sobre  a boa convivência nos condomínios , pois com bom senso tudo torna-se mais fácil."